quinta-feira, 3 de março de 2011

E a espera continua...

Esse definitivamente não é o post que eu queria escrever. Tenho tentado evitar de escrever posts sem conteúdos úteis, mas esse de hoje é apenas um desabafo...
Agora em fevereiro meu processo fez 13 meses (contando a partir da data da abertura do processo pelo consulado). São 20 meses desde o contrato com a Interapoio, 19 meses desde o preenchimento dos formulários, 15 meses desde que os formulários forom colocados no correio rumo a Nova Scotia (esses 4 meses de diferença entre preencher e enviar eu explico em outro post) e pouco mais de 13 meses de processo oficialmente aberto. A data máxima prevista na carta era 30 de janeiro de 2011, ou seja, 32 dias atrás.
Quando meu processo foi aberto, recebi a informação de que os processos federais estavam demorando cerca de 6 a 8 meses e que, portanto, a previsão para recebimento do pedido de exames médicos era junho a agosto de 2010. Obviamente essa previsão se mostrou errada. Passei então a pensar: "Que pena... mas pelo menos de janeiro de 2011 (data descrita na carta) não passa". Nova queda do cavalo.
Desde a tal data prevista na carta já tentei diversas vezes entrar em contato com o consulado, mas nunca consegui informações muito concretas. Uma hora é a resposta-padrão "seu processo está em avaliação e nenhuma medida deve ser tomada no momento", outra hora descubro que o sistema foi informatizado e está tudo atrasado... pela internet ouço rumores de que está tudo parado devido às férias da Maura, que estão dando prioridade para os processos novos, e mais um monte de informações que me deixam (ainda mais) ansiosa e conjecturando...
Eu sei que o pessoal do processo antiquíssimo (porque agora que tem o novo, o meu é que virou o antigo) esperou muito mais do que isso, mas a diferença é que eles sabiam que iam esperar. Eu acreditei numa previsão e tomei decisões pessoais e profissionais baseadas nisso.
Quem está imigrando sabe o quanto a nossa vida e as nossas decisões dependem de uma resposta, né? E quando essa resposta não chega nunca???
Uma vez, bem no início do meu processo, li em algum lugar uma imigrante comentando sobre as várias fases "emocionais" dos futuros imigrantes. Ela esperou tanto tempo que acabou atingindo a fase da dúvida. Será que ela queria isso tanto assim? Estou me sentindo um pouco como ela no momento...
Quem me conhece sabe o número de coisas das quais abri mão para me lançar nesse projeto. Será que eu fiz bem?
PS: desculpem o post de caráter super pessoal e melancólico... espero melhorar meu humor em breve...

11 comentários:

  1. Vc fez a coisa certa...se vier ao Brasil de passeio, verá que está no caminho seguro.Tds nós temos q passar por tantas dúvidas neste processo, né?Pelo menos vc está no Canadá...ter paciência é umas das lições neste processo.Porém, qdo olharmos para trás, daqui a um tempo, veremos que n demorou tanto assim.Boa sorte para vcs e nós q estamos aqui!Abraço

    ResponderExcluir
  2. Não fica triste! Vamos continuar aguardando, qualquer hora dessas aquela parte inferior da tabela vai começar a se movimentar e todos estarão recebendo seus pedidos de exames médicos! (well... I hope so...)
    :)
    Vc qdo receber o pedido vc irão i ao BR para fazer os exames ou vão fazer aí mesmo no Canadá?
    Estou perguntando isso pq nós estamos nos States e se o pedido de exame médicos chegar eu não sei se a gente teria q ir ao BR para fazer ou poderia fazer aqui nos States e mandar para T&T.... Sairia BEM mais barato do que ir ao BR e com a grande vantagem de não ter que encarar a Linha Vermelha....... kkk
    Bjs da Dupla e pensamento positivo!!!! Qq hora dessas as coisas se resolverão! toc toc toc

    ResponderExcluir
  3. Mande um email pra eles questionando a demora e explicando os motivos pelos quais vc acredita que eles deveriam acelerar o seu processo...costuma ajudar. Eles lêem todos os emails, já vi funcionar com algumas pessoas...bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi pessoal! Que bom que gostaram do vídeo!!!
    Aguentem firme na espera, estamos todos juntos nessa angustia.....e para que esse "processo" seja menos doloroso, vamos fazendo novos amigos por aqui!!! Um super abraço e contem conosco!!!

    ResponderExcluir
  5. Pati... eu mal enviei meus docs e ja to morrendo de ansiedade! Sei absolutamente como vc esta se sentindo... eu durmo e acordo pensando nisso... trabalho pensando nisso... sinto que não consigo mais dar o meu melhor no meu trabalho pq minha cabeça esta em outro lugar... aff

    ps: não se importe em escrever posts pessoais e melancolicos... esse é seu cantinho... aqui vc pode ser vc... é isso que adoro nos blogs :D

    Bjs, Sa

    ResponderExcluir
  6. Vai dar tudo certo! Fé em Deus! See you in Canada!

    ResponderExcluir
  7. Minha avó já dizia "Deus escreve certo por linhas tortas".

    Daqui a pouco chega a hora de vocês!

    ResponderExcluir
  8. Oie Pati!!
    Passando aqui para agradecer suas palavras de apoio lá no blog! Obrigada coração!!
    Pati...fica firme na fé tbém, tá?
    "Balança mas não cai, Bem!" rsrsrs
    Que os Anjos de LuzZ, soprem em breve, uma excelente e maravilhosa notícia para vcs!!
    Pati eu te abraço!
    Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!!

    ResponderExcluir
  9. estamos na mesma que vcs...nossos prazos são bem parecidos e até agora o que sabemos é que devemos aguardar.... isso é o que mais fazemos e nossa vida que está estagnada, aguardando o consulado tomar uma atitude....eu estou tão cansada disso que comecei a fazer as coisas independente se vou ou não para o canadá... e isso inclui até em reformar minha casa....bjos e boa sorte pra gente

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ola casal

    Acreditem, sempre! Que a hora de vcs vai chegar
    Pensem que tem pessoas na mesma situaçaõ que vcs, da mesma epoca que não tiveram resposta ainda, como a Sil
    Portanto, acreditem!

    ResponderExcluir