quarta-feira, 16 de março de 2011

No Canadá é diferente...

Seguem algumas curiosidades/observações que aprendi sobre o Canadá nesses últimos meses... pode ser que não se apliquem ao Canadá todo, mas pelo menos aqui em Saskatoon eu garanto!

1. O canadense é honesto! Não são raros aqui os lugares (lojas/supermercados) onde vc encontra caixas registradoras sem funcionários. Vc vai, passa o scanner na própria compra, paga e sai. Simples assim, ninguém fiscalizando, NADA! Eu adorei, achei muito prático, fiz tudo direitinho, mas confesso que fiquei morrendo de medo de algum brasileiro de má intenção se aproveitar disso e queimar o nosso filme. Espero que não, né? Ah, sem contar os supermercados que deixam produtos do lado de fora, sem segurança. Gostou? Pega, entra, paga e sai de novo.

2. Repito: o canadense é honesto! É impressionante a honestidade deles, principalmente nun quesito em que a sinceridade foi abolida no Brasil há muito tempo: VENDAS! Aqui o mercado de usados funciona legal, via Kijiji, principalmente. É muito estranho ver os anúncios daqui. O pessoal chega a ser tão sincero que dá até a impressão de que nem quer vender tanto assim... vi pérolas como "comprei o computador há um mês, mas quando abri descobri que ele é tão pequeno que não consigo nem ler", "é um belo carro, mas precisa trocar isso, isso, isso e definitivamente vai precisar de revisão", ou "o carro é lindo, mas sofreu um acidente no ano passado e precisou reformar todo"... parece mentira, mas não é!!! Isso sem contar as propagandas de medicamentos na TV. Ao invés de colocarem aquelas letrinhas minúsculas que ninguém enxerga citando os efeitos colaterais, aqui a propaganda passa 1/3 do tempo fazendo propaganda propriamente dita do remédio, e 2/3 explicando os possíveis efeitos adversos. Incrível!

3. Ainda sobre o mundo das vendas, é impressionante como aqui as trocas e devoluções são descomplicadas! Ao invés de colocarem o funcionário mais mal-humorado e grosso pra atender as trocas/devoluções e de complicarem tanto as coisas pra ver se vc desiste antes como no Brasil, aqui é sempre um funcionário simpático e educado, que resolve as coisas pra vc em questão de 2 minutos (JURO!). E a experiência foi a mesma tanto para coisas mais caras (precisei trocar um móvel e foi assim) como para coisas baratinhas. Uma vez eu comprei um jogo de lençóis no Walmart, paguei com cartão de crédito, mas errei o tamanho (comprei o de cama de casal normal, mas minha cama é Queen, ou seja, erro meu!). No dia seguinte fui lá pedir pra trocar. A moça do tendimento ao Consumidor demorou cerca de 30 segundos pra olhar a notinha (pra se certificar de que o lençol era de lá mesmo) e me dar o valor do lençol em cash. Como pra trocar seria mais trabalhoso/burocrático/demorado, ela aceitou como devolução e me deu cash pra entrar e comprar o certo, se assim eu quisesse. Tão simples...

4. Há mais ou menos 1 mês as lojas daqui foram invadidas por botas de borracha horrorosas e fedidas. Eu fiquei me perguntando o motivo disso, achando que o pessoal daqui não era muito "fashionable". Essa semana, que (até que enfim) apresentou temperaturas levemente positivas, eu descobri! Aquele mundo de neve (que em lugares não transitáveis acumularam até a altura da cintura, mais ou menos) vai derreter! Um pouquinho que já derreteu e essa cidade já está parecendo um lamaçal! Quem dera eu tivesse comprado uma daquelas botas... rsrsrsrs

5. As únicas pessoas que passeam pela rua no inverno são os donos de cães. É impressionante como para eles não tem tempo feio... o mundo congelado, um "windchill" de -40, nevando, ventando, qualquer coisa! Lá estão os cães, felizes da vida, passeando com seus donos não tão felizes da vida assim...

6. As pessoas com deficiências e os idosos daqui participam normalmente da sociedade. Andando no supermercado é comum vc encontrar um zilhão de velhinhos. Várias vezes, inclusive, velhinhos doentes (perdi a conta de quantos velhinhos com oxigênio eu vi nos supermercados). Pra deficientes, a mesma coisa. Ontem mesmo fui assistir a um jogo de hóquei do Saskatoon Blades (muito bom, vou escrever um post sobre isso tb), e percebi que todo o nível da porta, dando a volta do estádio (que era gigantesco) estava ocupado por cadeiras de roda. Aqui faz bastante sentido reservar vaga para idosos e deficientes, porque eles usam mesmo!

7. O Canadá e os canadenses valorizam as pessoas. Tem um monte de associações aqui em Saskatoon que recebem verba do governo e contam com a ajuda de muuuuitos voluntários (aqui o voluntariado é bem forte). Tem de todos os tipos: ajuda a imigrantes (vários lugares oferecem aulas de inglês, colocação profissional, e muitos outros serviços), a mulheres (incluindo suporte relacionado a violência doméstica), a crianças e adolescentes (curso de idiomas pra filhos de imigrantes, opções de lazer, várias opções de atividades durante as férias de verão), a idosos, a deficientes... Eu adorei os serviçoes que eles oferecem a idosos e deficientes... para garantir a autonomia dos idosos e deficientes, eles oferecem serviços de "acompanhante", ou seja, voluntários que os levam para fazer compra de mercado e para consultas médicas, para fazer companhia e para permitir que essa pessoa passe mais tempo em casa, sem necessidade de institucionalização. Adorei! Aí eu lembro de quando eu trabalhava em uma Unidade Básica de Saúde em São Paulo, que eu tive um paciente (não que tenha sido só um, mas foi nesse que eu pensei agora) que era acamado e ficou vários dias sem tomar o remédio anti-hipertensivo porque ele não conseguia sair da cama para pegar e ninguém apareceu para ajudá-lo. Descobrimos ele sem comer e sem tomar remédio há dias, sem contar as condições sanitárias... graças a Deus (e à boa vontade de algumas pessoas daquela comunidade) ele recebeu ajuda, mas nada que tenha relação com o governo... apenas iniciativa de pessoas locais.


Bom, por enquanto é só.
Acho que deu pra ter uma idéia de como as coisas são por aqui... à medida que eu for lembrando de outras diferenças, eu posto aqui.

Beijos a todos!

5 comentários:

  1. Amei a postagem!!! vcs demoram pra escrever mas quando escrevem...rsrsrsrs...bjs

    ResponderExcluir
  2. Oie Pati!!
    Amei saber das tuas curiosidades/informações!!
    Às vezes parece não existir um lugar assim, né? rsrsrsrs
    Eu quero ir logoO! kkkk
    Bjs Pati!!
    Aguardando o próximo post, ok? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. vamos fazer um encontro fechado em abril.... me fala quando vcs pretendem vir, pra eu marcar nesta data...bjos Silvia
    www.canadykes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!!!
    Então...falar com o consulado não é nada fácil!

    Vamos lá:
    Telefone do consulado: 5509-4343
    (não esquecer que é São Paulo capital)
    Ramal:3425 ou 3420, falar com a Maura.

    Ela é a responsável pelos processos federais, mas ela é muito ocupada e nem sempre ela atende,...normalmente conseguimos falar com ela logo no início da manhã tipo ás 8:00 hs, e normalmente são conversas bem rápidas, mas ela é a melhor fonte (a mais confiável) de informações sobre os processos.

    O prazo que ela me deu se refere ao seguinte:

    1- Meu processo já passou por Nova Scotia, onde foi dado um primeiro OK, descontaram o dinheiro do meu cartão de crédito e devolveram meu processo para o consulado de São Paulo, em seguida recebemos um e-mail de Nova Scotia contando esta história toda.

    2- Meu processo apareceu no e-cas dia 25 de Janeiro e chegou em São Paulo nesta mesma data, entrei em contato com a Maura por telefone e ela me disse que a próxima etapa sería avaliar a minha documentação toda, e que o meu processo estava numa fila...esta próxima avaliação deverá ocorrer entre final de maio e o mês de julho.

    Etão enquanto isso nada a fazer, apenas esperar.
    Espero ter ajudado vcs!
    Mantenham contato!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. O bom de ter cachorro é isso, não tem desculpa pra não sair de casa no inverno! A Joy adora neve!!!

    ResponderExcluir