segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Preparação para viagem 2 - Pets

Vou resumir aqui como foi o procedimento para levar minha gatinha (Sara Sarinha) conosco no landing.

1. Comprar a bolsa de transporte: já fiz um post sobre isso... leia aqui

2. Reservar vôo do pet: não demorem para fazer isso, já que os vôos têm limite de animais... vai que dá azar e seu pet não consegue voar com vc?

3. Vacinação anti-rábica: a vacina é obrigatória para pets maiores de 3 meses; a vacina tem que ter sido aplicada entre 1 mês e 1 ano da data da viagem; na carteira de vacinação deve conter o selo da vacina (com fabricante, lote e data de fabricação), data da vacina, validade, nome e carimbo do veterinário responsável pela aplicação; não é aceito comprovante de vacinação em campanhas.

4. Atestado de Saúde: o atestado de saúde deve ser feito em data próxima à viagem, já que ele tem validade de apenas 72 horas até a emissão do CZI; nele devem constar: identificação completa do animal (nome, espécie, sexo, raça, data de nascimento, idade, cor, pelagem), identificação completa do proprietário (nome completo, número do RG ou passaporte, endereço e telefone para contato), declaração que "o(s) animal(ais) identificados foi(ram) POR MIM examinado(s) estando clinicamente sadio(s), isento(s) de ectoparasitas à inspeção clínica e apto(s) para o transporte, na data da emissão deste documento. O animal não apresenta sinais de doenças infecto-contagiosas e parasitárias”. O atestado deve conter também data e hora de emissão, assinatura e carimbo do médico veterinário (contendo o número do registro no CRMV).

5. Emissão do CZI (Certificado Zoossanitário Internacional): o proprietário deve se dirigir, com hora marcada, ao Vigiagro do aeroporto de origem, portando:

  • Requerimento Para Fiscalização de Animais de Companhia (baixar aqui)
  • Carteira de vacinação (original + 1 cópia simples)
  • Atestado de saúde emitido há menos de 72 horas (modelo aqui: Modelos - Atestado para trânsito nacional de cães e gatos - não esquecer de acrescentar a frase "O animal não apresenta sinais de doenças infecto-contagiosas e parasitárias", que não consta no modelo da internet, mas é obrigatória)
Requerimento Para Fiscalização de Animais de Companhia
Atestado de Saúde (modelo já incluindo a frase final)

O CZI é emitido gratuitamente e tem validade de 5 a 10 dias. O horário para retirada do CZI assinado pelo veterinário da Vigiagro é a partir das 14h. Dica: confiram os dados assim que retirarem o CZI. Mesmo tendo falado 20 vezes que era pra minha gatinha, o CZI saiu como "canino", e com data errada!!!
Para quem vai emitir em São Paulo: Vigiagro do Aeroporto Internacional de Guarulhos, Asa D, piso térreo (quase em frente ao check-in da Air Canada e TAP Portugal tem uma escada que leva ao térreo; descendo, logo à frente se vê uma porta de vidro... é lá!)
Para quem vai em outro aeroporto: contate a Vigiagro mais próxima (não esqueça de marcar horário!):


Telefones das Unidades do Ministério da Agricultura:

UF
SVA/UVAGRO
TELEFONE
AM
UVAGRO Aeroporto de Manaus
(92) 3652-1221
CE
UVAGRO Aeroporto de Fortaleza
(85) 3392-1635 / 3392-1636
DF
UVAGRO Aeroporto de Brasília
(61) 3364-9520 / 3364-9521
MG
UVAGRO Aeroporto de Confins
(31) 3689-2515 / 3689-2188
PA
UVAGRO Aeroporto de Belém
(91) 3257-5017 / 3257-0647
RJ
SVA Aeroporto do Rio de Janeiro
(21) 3398-3169 / 3398-3773
SC
UVAGRO Aeroporto de Florianópolis
(48) 3236-0741 / 3331-4109
SP
SVA Aeroporto de Guarulhos
(11) 2445-3683



No check-in será cobrada uma taxa para o embarque do animal. Pela Air Canada o valor é de CAD$ 100.00 se o animal for na cabine (ou seja, se o conjunto animal + kennel tiver menos de 10kg), e a partir de CAD 214.00 se o animal for despachado.
Na entrada no Canadá você será encaminhado para a fiscalização dos animais. Lá terá que apresentar o CZI e a carteira de vacinação, e pagar uma taxa de CAD$ 33.90. 
Após a chegada no Canadá o animal deve ser registrado (ver especificamente as exigências de cada província).

Bom, a burocracia é essa.
A Sara Sarinha foi com a gente na cabine, e se comporou suuuper bem. Dormiu a viagem toda e segurou o xixi até chegar no Canadá (embora nós tivéssemos forrado a bolsa dela com tapete higiênico... além disso eu a levei ao banheiro em Toronto, antes da conexão para Calgary, tirei ela da bolsa e coloquei no tapete higiênico, mas mesmo assim ela não quis fazer nada!!!). Ela nem estranhou a casa nova... parece que ela sempre morou aqui! Para quem sempre viveu em apartamento, ela está adorando as escadas com carpete!

Sara Sarinha no vôo

 Próximo post: o landing!

8 comentários:

  1. Oi Pati e Marido!
    Sei que vcs já chegaram!
    Faremos uns comes e bebes aqui em casa sexta para se dspedir de uma amiga do BR que está voltando. Gostaria que vcs viessem para a gente se conhecer.
    Me manda um email que te retorno com o endereço.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pati

      Estava mesmo ansiosa para saber do landing e das primeiras providências em terra canadense. Nós, por aqui, correndo contra o tempo para tomar todas as providências (ainda que a grande maioria só seja possível no 45 do segundo tempo, né). Mas também já preocupados com as providências ao chegarmos aí. Não esqueça de fazer post sobre tudo que um imigrante precisa saber, viu?
      ps: e conta suas impressões sobre a cidade e as peculiaridades do país como um todo.

      beijos!!
      (êita, como tô com inveja de vocês...)

      Excluir
    2. Nossa, Vanessa... só vi agora sua mensagem... que pena!!!! É tanta coisa para fazer nos primeiros dias, que acabo me perdendo nos e-mails/posts/comentários...

      Podemos marcar outra coisa???
      Beijos!

      Excluir
    3. Oi, Ju!!!
      Vc acertou em cheio, meu próximo post é sobre os primeiros passos (documentações).

      Falta pouco pra vcs chegarem, né? Como está o coração?

      Vamos nos falando!
      Beijos

      Excluir
  2. Obrigada pelo modelo de atestado! Vou usá-lo :-)

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo modelo de atestado! Vou usá-lo :-)

    ResponderExcluir
  4. Ooooo, eu gostaria de saber se é preciso agendar um horário na VIGIAGRO com muita antecedência. No meu caso, tem a UVAGO em Floripa. Estou em dúvida quanto ao tempo de agendamento. Obrigada por todas as informações. Bjs, Vera Joana.

    ResponderExcluir
  5. Ooooo, eu gostaria de saber se é preciso agendar um horário na VIGIAGRO com muita antecedência. No meu caso, tem a UVAGO em Floripa. Estou em dúvida quanto ao tempo de agendamento. Obrigada por todas as informações. Bjs, Vera Joana.

    ResponderExcluir