quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Primeiras providências após o landing


Vou listar aqui as primeiras providências que precisamos tomar desde que fizemos o landing. Os detalhes (endereços, por exemplo) são específicos para quem vem para Calgary, mas o esqueleto é o mesmo para qualquer lugar.

1. PR card (Permanent Resident Card): esse cartão, além de ser um documento de identificação (como o nosso RG), é o documento que o imigrante deve apresentar para entrar novamente no Canadá após uma viagem internacional.
Se você já tem um endereço, dê ao oficial de imigração no momento do landing; ele mesmo pede, e o cartão é enviado ao endereço fornecido; demora cerca de 64 dias corridos. Se você não tem endereço ainda, você tem até 180 dias para fornecer um endereço e solicitar o PR (informações aqui)


2. SIN number (Social Insurance Number): necessário para trabalhar e ter acesso a programas de beneficios do governo.
Emitido pelo "Service Canada" - Harry Hays Building, suite 270 (220 4th Avenue Southeast) ou 1816 Crowchild Trail Northwest. Se você vai para outra cidade, encontro um "Service Canada" perto de você aqui.
Documentos necessários para a solicitação: PR card ou passaporte com visto PR ou Record of Landing
O número sai na hora, o cartão chega pelo correio em até 10 dias úteis. O meu chegou em 1 semana.

3. Alberta Health Care Insurance: (http://www.health.alberta.ca/AHCIP/how-to-register.html)
Vários endereços (ache um perto de você aqui); eu fui no AMA - 220 Crowfoot Crescent NW
Documentos necessários: AHCIP Coverage application form, comprovante de residência em Alberta (Alberta driver's license, utility bills, bank statement ou lease agreement), documento de identificação (PR card, passaporte ou driver's license) e prova de status legal no Canadá (PR card ou Canada entry document).
Deve ser solicitado em até 3 meses da chegada (a partir do 1o dia o imigrante já é elegível para cobertura).

4. Drivers license
Tipos:
  • Categoria 7: necessita prova teórica e exame de vista; deve dirigir acompanhado de um classe 5
  • Categoria 5 GDL: necessita classe 7 por 1 ano e basic road test
  • Categoria 5 full: necessita classe 7 por 1 ano e advanced road test
Onde tirar: em qualquer “Registry Office” (eu fui ao Calgary Registry Services Ltd.)
Documentos necessários: passaporte ou PR card, utility bills (conta de luz, p. ex) ou contrato do insurance; todos originais

OBS: o imigrante que tem experiência de trânsito no país de origem pode aplicar para isenção do GDL; para isso, precisa entregar a CNH traduzida* no Registry após passar no teste teórico e no teste de visão; o Registry envia sua CNH original a Edmonton, onde a data da 1a habilitação será confirmada; depois disso o imigrante poderá agendar direto o advanced road test e tirar a 5 full direto. Esse processo de validação da CNH dura de 2 a 3 semanas, período no qual o imigrante ficará sem carta. Dica: se você é casado e ambos tem CNH, podem fazer a prova teórica ao mesmo tempo, mas façam separados esse processo de isenção da GDL, para que um possa manter a CNH brasileira (que pode ser usada até 90 dias após o landing) enquanto o outro tem a CNH retida. Quando o primeiro conseguir passar no road test e tirar a 5 full, aí o segundo aplica para a isenção.
* Alguns brasileiros me disseram que conseguiram fazer sem tradução. Porém no site está escrito que tem que ser traduzido, e o Registry onde eu fui exigiu a tradução. Se você não quiser correr o risco de perder tempo, traduza! Essa tradução pode ser feita aqui mesmo. Fiz com a Susana Carpenter, que é bastante experiente e rápida. Pagamos CAD$100.00 pelas 2 CNHs (outras cotações que fiz foram mais caras...). Se alguém quiser o contato dela me mande um e-mail, que eu encaminho (paticuca@ig.com.br)

Passos:
  1. Estudar o livrinho de legislação no trânsito (http://www.transportation.alberta.ca/733.htm) e fazer os simulados (http://www.saferoads.com/drivers/knowledge-test.html)
  2. Traduzir a CNH (±$50.00): a CNH brasileira traduzida permite a “transferência”da experiência do Brasil, para que possa aplicar direto para a prova prática (sem esperar os 2 anos)
  3. Prova teórica - Driver Knowledge Testing ($17.60): feita no computador, tem 30 questões, precisa acertar 25 (se você não souber alguma, pode passar; respondendo as que você domina, você pode somar 25 pontos e nem ter que voltar para responder as que você pulou); ao passar, já pode fazer o teste de visão e obter a classe 7. Para quem leu o livro, a prova é bem tranquila. Mas nõ aconselho ningém a fazer sem estudar, porque cai muita coisa específica sobre o trânsito canadense.
  4. Prova prática: só pode ser agendada após a verificação da CNH brasileira, o que demora 2-3 semanas. Não esqueçam: durante a verificação a CNH brasileira fica retida!!! Pode ter no máximo 70 pontos de erro.

5. Aulas de inglês - ESL
O governo oferece aulas de inglês gratuitas aos newcomers. Para isso, você tem que ir ao Immigrant Services Calgary e agendar uma avaliação de nível. Após a avaliação o imigrante é encaminhado a uma escola, de acordo com seu nível de inglês. A espera é grande (fui dia 01/11 e só consegui agendar a avaliação para 26/11), então tente entrar em contato com eles logo que chegar à cidade.
#1200, 910 - 7th Avenue SW
phone: (403) 265-1120

Espero que essas informações sejam úteis.
Qualquer dúvida me escrevam (por comentário ou no e-mail paticuca@ig.com.br), que eu tento ajudar!

Beijos,
Pati

6 comentários:

  1. Ótimo post Pati!!
    Obrigada pelas informações!!
    Beijos, Renata.

    ResponderExcluir
  2. No momento que alguem se pre-dispoe a colocar informacoes na internet sem outros interesses que nao seja direcionar ou ajudar quem necessita, o minimo que pode acontecer e contribuir com o sucesso de quem esta precisando de boa dicas...Muito obrigado pela gentileza em compartilhar tao validas informacoes,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que ajudou!!!
      Vou tentar postar com mais frequência...
      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  3. Pati! Tudo bem???
    Tenho 26 anos e estou indo para Windsor com minha família agora em Julho e já temos o PR Card.
    Eu queria saber de você sobre os cursos ESL. São bons? Quanto tempo dura???
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Elisa!
      Infelizmente nao tenho muito a dizer sobre o ESL... fizemos a prova que testa o nivel de ingles, e estavamos acima do nivel para o qual eles oferecem o curso. Resumindo: se vc eh imigrante com um nivel de ingles iniciante ou intermediario, eles te oferecem o curso gratuitamente... se vc ja fala ingles, nada a fazer (pelo menos nao de graca... hehehe)
      Beijos e boa sorte!

      Excluir