sábado, 17 de outubro de 2015

Medicina no Canada parte 2 - Residencia Medica

Qualquer medico brasileiro interessado em trabalhar no Canada dentro de sua propria especialidade tera que refazer a residencia medica. Outras vias (como fellow, por exemplo) sao temporarias e nao dao direito de permanencia ou licenca irrestrita. E isso eh o que dificulta a vida de muito brasileiro por aqui...
O processo seletivo de residencia medica no Canada, diferentemente do Brasil, nao se da por meio de prova. O processo envolve cumprimento de pre-requisitos, analise de curriculum/referencias e entrevista. Por causa disso o processo nao eh muito transparente, e acaba dando margem ao famoso 'QI' (quem indica). Alem disso, as vagas disponiveis para IMGs ('International Medical Graduates') sao poucas, nao incluem todas as especialidades, e geralmente sao ocupadas por 'CSAs' ('Canadian studying medicine abroad', que nasceram e cresceram no Canada, mas foram fazer faculdade em outro pais e voltam para disputar vagas de residencia com os IMGs.
O orgao responsavel pelo processo seletivo eh o CaRMS, e as aplicacoes acontecem uma vez ao ano, em setembro. Os pre-requisitos para aplicar para uma vaga de residencia no CaRMS sao:
1) Ter se formado numa faculdade que conste da lista de acreditacao do FAIMER (voce pode conferir se a sua faculdade esta na lista clicando aqui)
2) Ser cidadao ou residente permanente no Canada
3) Fazer (e passar) o MCCEE e o NAC-OSCE (lembre-se que para fazer essas provas voce tem que ja ter enviado seus documentos medicos para verificacao pelo 'physiciansapply', como descrito no post anterior). Alem disso, dependendo da provincia para a qual voce esta aplicando, pode ter que cumprir pre-requisitos especificos, os 'provincial criteria'.

Dicas:
- Esses sao os pre-requisitos minimos. Como o processo eh competitivo, quase ninguem entra sem ter feitos as outras provas do MCC (MCCQE1 e 2)...
- As provas do MCC podem ser repetidas em caso de reprovacao, mas elas nao podem ser repetidas uma vez que voce tenha sido aprovado. Isso significa que a nota com a qual voce passou sera a sua nota para sempre! Certifique-se de que voce esta bem preparado para tirar uma boa nota, porque num processo competitivo como esse, simplesmente ter passado nao eh suficiente...
- Venha preparado para ralar muito. Tenha humildade para comecar do zero, e mesmo para trabalhar fora da sua area enquanto se prepara para o interminavel longo processo. Vemos por aqui diversos IMGs que tentaram o CaRMS por 5, 6, as vezes 7 anos seguidos ate conseguirem... e muitos que desistiram anos depois sem nunca terem sucesso...
- Tenha sempre um plano B... qual seu proximo plano de vida caso isso nao de certo ou demore mais do que o previsto? Discuta essas questoes com seu(sua) parceiro(a)/familia, e tome uma decisao sobre o futuro... sua mudanca para o Canada eh mais ou menos importante para voce e sua familia do que sua carreira? Eu e meu marido tivemos essa discussao antes de nossa vinda, e decidimos ficar no Canada mesmo se a medicina nao desse certo. Pense o que voce faria e prepare-se para isso.
- Junte dinheiro. Como deu pra ver pelos links acima, o processo eh caro! So as duas provas do criterio minimo custam juntas quase CAD$4000... some a isso as outras 2 provas do MCC, mais o IELTS, o processo de verificacao de diploma (com traducoes), mais qualquer curso que voce julgue necessario, e nisso ja se foi uma pequena fortuna...

O objetivo desse post nao eh desanimar ninguem. Eu so acho importante saber o que esperar, porque isso ajuda em todas as formas preparacao: financeira, emocional, logistica, intelectual...
Boa sorte a quem esta comecando, e parabens a quem ja concluiu!!!

10 comentários:

  1. Oi Pati! Ótimo texto! Vou até te adicionar nesse meu novo blog (o antigo eu apaguei)! Posso dar uma sugestão de novo post? Sobre o sistema de saúde canadense! Tanta gente me pergunta mas como nunca vivenciei, né... Conta pra gente, por favor! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Pati e Temps, gostaria muito de entrar em contato com vocês para esclarecer algumas coisas! Meu email é mader.camila@gmail.com
    obrigada!!
    aguardo sua resposta!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati!Cheguei ao seu blog quando estava procurando um modelo de atestado de saúde para meus gatos irem de BH para Foz do Iguaçu, onde estou estudando medicina na UNILA, e decidi me mudar de vez pra lá com minha esposa e nossos gatos Juju e Lucy.
    Acabei achando a jornada de vcs superinteressante e fiquei lendo tudo que vc já escreveu aqui até hoje. Que legal que vcs conseguiram sua licença médica aí no Canadá. Ficamos encantados com toda a família e com a história de vocês. Um abraço e sucesso.
    Samuel e Kamila
    cevidanes@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Taiti! Muito legal seu blog, parabéns! As informações são ótimas.
    Gostaria de tirar uma dúvidas extras contigo, pode me ajudas ainda mais? Sou médica e meu marido e eu queremos ir para o Canadá, mas estamos bem confusos em como aplicar. Sabe me dizer uma boa forma? Ou se qual curso em um college me daria uma boa base para posteriormente validar o diploma (provas)?
    O trabalho que vcs conseguiram em pesquisa precisou de alguma qualificação específica?
    Se pudermos trocar e-mail será ótimo! sofirohde@hotmail.com
    Bj e obrigado

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Eu tenho uma proposta de negócios a fazer.
    Eu sou proprietário e editor do site www.faq.inf.br. Ele é um site onde eu escrevo sobre vários assuntos, sempre no formato de FAQ - Frequently Asked Questions ou Perguntas Frequentes.
    Ele está indo super bem em português e agora quero lançar a versão em inglês no mesmo formato. Por isso, estou a procura de pessoas que morem nos Estados Unidos, Canadá ou Inglaterra e que escrevam bem em inglês para uma parceria neste projeto.
    Basicamente a ideia é a seguinte: Eu tenho uma lista de categorias e a pessoa poderá escolher uma ou mais categorias em que tenha mais afinidade ou interesse em escrever.
    O site será remunerado por publicidade online e a pessoa ficará com metade da receita referente as FAQs que escrever e eu com a outra metade. Pretendo fechar com várias pessoas e o projeto deverá ser bem grande, beneficiando assim a todos. Em português, já temos aproximadamente 3000 FAQs e pretendo chegar a pelo menos 7000 no final do ano.
    Além das categorias, existe uma série de diretrizes para produzir este tipo de conteúdo visando alcançar o sucesso que neste caso é a maior quantidade possível de visitas. Tudo isso eu vou passar para a pessoa.
    Se você tiver interesse em conversar sobre isso, entre em contato comigo pelo email é: luis@faq.inf.br.
    Muito obrigado e parabéns pelo seu blog.
    Peço, que não publique este comentário, por favor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pati. Também sou médica e cheguei ao seu blog através de pesquisas sobre a medicina no Canadá. Tenho uma dúvida: caso o médico já tenha uma oferta de emprego, como seria a validação do título?

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Pati.
    Conseguimos o PR pelo processo provincial de Saskatchewan. Gostariamos conversar contigo para tirar uma dúvidas e pedir uma ajuda.
    Meu contato é ajanoni(arroba)gmail(ponto)com

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, sou médica e estou pesquisando sobre o processo de imigração para o Canadá para exercer a profissão lá, e está muito confuso, pois eu preciso passar nas provas e preencher os pré-requisitos para conseguir obter a permissão de trabalho, mas também para conseguir isso tudo, já preciso ser residente permanente do Canadá. Mas para conseguir o Express Entry eu preciso ter minha permissão de trabalho. Vc sabe como que os médicos fazem isso? Eles fazem primeiro o processo de revalidação pelo Brasil e depois dão entrada no processo de imigração, ou vão para o Canadá de outra forma? Enfim, se vc puder ajudar, agradeço! Meu e-mail é luisaviannaduarte(arroba)gmail(ponto)com.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. É possível exercer medicina sem refazer a residência médica?

    ResponderExcluir
  10. Prezados Senhores(as),

    Solicito; com toda educação, o envio de um e-mail específico ao qual eu possa entrar em contato alguns meses a frente.

    Obrigado pela atenção dispensada à esta mensagem.
    Se, por acaso, eu já tiver enviado esta mesma mensagem, desculpe-me.

    Fernando Tavares
    ww.tavarestraducoes.com.br

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir